Uma plataforma para o mercado de vinhos no Brasil
A literatura econômica reúne farta evidência de que os mercados costumam funcionar tanto melhor quanto mais informações estiverem disponíveis para que todas as pontas – produtores, revendedores e consumidores – possam tomar as melhores decisões. Por óbvio, quando os mercados estão disfuncionais eles tendem a se atrofiar ou, pelo menos, ficar emperrados e mais ou menos estagnados; quando funcionam bem, tendem a florescer, crescer e se sofisticar.
No setor de vinhos, essa regra básica da economia deveria ser elevada à enésima potência. Basta olhar para uma prateleira de supermercado abarrotada de garrafas para entender o tamanho do desafio: é um segmento com gigantesca fragmentação de marcas, procedências, tipos e subtipos -- e ainda maior leque de preços.
Como escolher bem?
Eis a missão deste Guia dos Vinhos: prover informação de qualidade, isenta e de fácil compreensão para que o consumidor acerte mais, descubra mais, goste mais e – por fim - se encante mais com o mundo de possibilidades que essa classe de bebidas oferece como nenhuma outra.
Pense num Waze para guiá-lo pelas lojas e pelos sites e aplicativos de comércio eletrônico de vinhos.
Para que isso seja efetivo nos dias de hoje, o Guia de Vinhos nasce com um conceito de PLATAFORMA, desdobrando-se em um primeiro momento em um web site responsivo, isto é, adaptado a todos os formatos de telas (desktop, celular e tablets), redes sociais e publicação impressa – sim, para esse tipo de material de consulta o velho papel ainda é um formato que agrada muita gente.
Em um futuro próximo, essa plataforma reunirá também eventos. E depois? Aplicativo, cursos, workshops, turismo enológico, clube de vinhos, subprodutos olhando segmentos específicos do mercado... tudo que fizer sentido para o consumidor cabe aqui, desde que mantendo as premissas de qualidade, confiabilidade e isenção das informações.
Assim, consideramos essa primeira etapa uma espécie de embrião de um projeto maior. A calorosa recepção que tivemos até aqui – bem acima do que esperávamos para algo que até então não passava de um power point – mostra o quanto o mercado estava sedento (ops) por algo desse tipo.
Focado na realidade brasileira – com os rótulos que estão disponíveis aqui – e olhando as faixas de preço mais acessíveis, o Guia dos Vinhos pretende ser uma ferramenta prática e útil para a maior parcela do nosso mercado. De um lado, uma plataforma para que produtores, importadores e supermercados divulguem seus produtos e, de outro, um GPS para o consumidor se orientar neste cenário de excesso de oferta e carência de recursos e de informações de qualidade.
Convidamos todos que torcem por um mercado de vinhos maior e mais pujante no Brasil – e também aqueles que simplesmente gostam de saborear uma taça de vez em quando – a se juntar a nós nessa jornada.
Tim-tim!